Amor

O que é o amor? O que é amar? O amor se manifesta apenas quando o declaramos? Amar pessoas é diferente de amar coisas, objetos, momentos, lembranças? O que nos faz amar? Como lidar com o amor? O amor é um impulso ou uma escolha? Amor é ato físico que podemos tocar, sentir, cheirar, apertar? 

Qual a intensidade de emoção que diferencia o que é amor e o que não é? Se você gosta tanto de alguém e gosta mais ainda de algum bem/objeto, esse gostar de intensidades diferentes, pode ser considerado amor? Quando que o amor "esfria"? O amor é quente? Quando fazemos bem para alguém, fazemos amor? Por que o sexo também é fazer amor? 

O amor pode ser personificado? E se a personificação falhar o amor acaba? O amor pode ser eterno?

Acredito que o amor é composto de vários tipos de emoções e sentimentos juntos, ao mesmo tempo. Ele pode ser racional (uma escolha) ou por impulso (uma paixão). Uma pessoa apaixonada é a pessoa que esta agindo na paixão. Ela esta tomada por emoções. Mas e a pessoa racional ama com frieza?

Amar é cuidar, proteger, querer bem, querer estar, querer a companhia, querer saber, conhecer, querer compartilhar e não é uma emoção isolada. Normalmente esta acompanhada de outras emoções, como cumplicidade, empatia, interesse, respeito, reciprocidade, dedicação, curiosidade, carinho, desejo e cuidado.

Por que algumas de nossas motivações são movidas por "amor" ou "em nome do amor"?

Eu estou aprendendo ainda o que é amar. Quantas perguntas para pensar nesse post.

Conversando com uma amiga, que me escuta, aconselha, me ajuda bastante em minhas indagações sobre relacionamento, ela me apresentou uma musica. Apresento a você leitor: 

Eu a ouvi, me incomodei. Expressei meu incomodo para minha amiga. Ela pacientemente me explicou o que ela entendia da letra da musica e eu entendi a musica.

Eu vivi uma experiência traumática, vivi com uma pessoa que vivia em silencio, para mim o silencio dela me dizia que estava tudo bem, tudo normal, até que um dia, em silencio, ela partiu. A musica falar em silencio me trouxe essas coisas que vivi de ruim. Ao conversar com minha amiga, ela explicou que para ela a musica não esta focando nesse aspecto ruim do silencio, mas sim esta focando em uma relação sadia, saudável onde ambos se dedicam a relação. Assim como o som não existe sem o silencio, luz sem escuridão, dia e noite, não e sim, na relação também existem momentos de sons e silêncios. 

Amar é complexo, mas em uma relação sadia ambos conseguem conviver com momentos de silencio e som, com sim e não, com claro e escuro, com cores e cinzas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reciprocidade

Fidelidade