Distante

Tenho pensado e refletido sobre diversas coisas atualmente. Mas a que mais "gira" dentro de mim é sobre relacionamento. Acredito que tenho muita dificuldade em me relacionar. Mas será que tenho mesmo?

Venho pensando muito nisso. E por esse motivo resolvi tirar isso de dentro de mim escrevendo. 

Minha crença nesse ponto é recorrente pela quantia de relacionamentos fracassados que tive, não foram muitos, posso somar 4 até o momento. Porém eu vivi 10 anos com uma pessoa e não a conhecia em profundidade. Como podemos conhecer alguém realmente em profundidade?

Cada ser é único somos todos um universo. Esse universo é composto de experiencias, emoções, frustrações, medos, coragem, ousadia, certezas, desejos e incertezas que nos moldam conforme avançamos nos anos e na vida. Há também interferência do meio em que vivemos (sociedade), da maneira como fomos criados, das nossas crenças, medos e verdades. Cada um escolhe o que mostrar e o que esconder para o outro. Ainda não tenho desenvolvido em mim habilidades que me auxiliam a perceber por mim essas nuanças humanas. 

Eu sou uma pessoa que é fora da curva. Como assim? Que curva? Eu não sei, mas todos dizem que existe essa curva, acredito que é a curva na qual grande parte, a maioria, se enquadra, se encaixa, ou seja o tipo mais comum de se encontrar. 

Por que sou fora da curva. Bom, eu acredito nisso pois sou homem e em comparação com outros homens, percebo que e me preocupo muito com o outro, penso muito empaticamente, me preocupo com as emoções e sentimentos do outro, me preocupo como posso ser interpretado, me preocupo como posso ser visto, me preocupo com meu modo de agir, de me expressar, tento não bater de frente, tento não ser inconveniente, tento agir de um modo neutro e outras coisas que acontecem no momento. Isso me trava, esse excesso de preocupações me deixam ansioso, a ansiedade me leva a outro "problema" que me faz deixar de ser quem sou, entro em uma caixa dentro de mim e la fico girando em devaneios de pouca relevância que me fazem ficar estranho exteriormente e perdido interiormente. 

Em uma relação isso é fatal. Acredito que torna-se fatal caso nenhuma das partes saiba lidar com isso. Se a outra parte não pergunta o que acontece ou de certa maneira me tira dessa caixa, eu não consigo sair por mim mesmo. Pior que nem percebo que entrei lá.

Passei por isso recentemente, vivi isso de perto. Estava conhecendo uma pessoa, começando a me relacionar, saímos para nosso segundo encontro. Nesse encontro, fomos em um restaurante e pensei que a pessoa do balcão pudesse perguntar o que seriamos nós (olha que absurdo) e isso me fez entrar na minha caixinha, comecei a girar o que eu iria responder, entrei na minha caixa e fiquei perdido la dentro, a garota que estava comigo percebeu, ela até mencionou que eu estava estranho, mas eu não percebi que realmente estava estranho e disse a ela que estava tudo bem só que não estava e eu não sabia. Se alguém perguntasse o que eramos nós, a resposta obvia seria, somos amigos, mas dentro de mim girei, pirei, misturei experiencias que vivi, conceitos que tinha, preocupações ideias e tudo isso me fez ficar distante daquele momento e não viver aquele dia com ela.

Em terapia, levei essa situação, minha terapeuta me auxiliou a identificar esse tipo de pensamento. É muito importante perceber que um pensamento de ansiedade é repetitivo, ele pode acontecer no exato momento, ou em momento posterior. Em ansiedade agimos por impulso, não pensamos de forma racional, as emoções se misturam.

Ainda estou aprendendo a me conhecer, a lidar comigo mesmo, a perceber mais de mim.

O dialogo interno nesse caso seria. "O que nós somos?" minha cabeça girou e me deixou distante do momento gostoso que poderia ter vivido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor

Reciprocidade

Fidelidade