Pergunta

O que é pergunta?

Pergunta é uma frase cujo objetivo é convidar um ouvinte ou leitor a dar uma explicação, uma informação, ou, em qualquer caso, uma interrogação que demanda, ou solicita uma resposta. Na filosofia a pergunta é o que gera toda a discussão ao que cerca o todo. Wikipédia

Perguntas podem expor ou ter alguma informação confidencial de alguém? 

Penso que depende. Depende de quem recebe a pergunta. Quem recebe que faz a escolha. Escolhe responder de maneira sincera, vaga, neutra, ou mentirosa. Quem pergunta busca conhecer o outro, tirar uma dúvida, ter segurança, fazer o outro pensar ou busca a verdade.

O interessante é que pensando sobre perguntas também entendi que perguntas são a chave para o autoconhecimento. Exemplos de perguntas para nos conhecermos:

  • Quem sou eu? 
  • Do que gosto? 
  • Quais são minhas limitações? 
  • Quais são minhas qualidades? 
  • Quais são minhas crenças? 
  • Quais são minhas frustrações e como lido com isso? 

É muito mais simples ficarmos indagando o comportamento da outra pessoa quando é mais produtivo indagarmos o nosso. Ao indagar o nosso comportamento nos conhecemos, nos tornamos mais seguros de quem somos e ficamos em paz quando o outro nos aceita ou rejeita. Conhecendo a si, temos diate de nós nosso modo de ser, falhas, medos, inseguranças, certezas, qualidades e valor. Sabemos quem somos e não nos preocupamos quando o outro diz como nos percebe ou expõe, na opinião dele, como somos.

Nos conhecer também auxilia a conhecer o outro, encontrar gostos em comum, maneira de pensar, respeitar o outro em pontos de discordância. Enfim, é positivo e enriquecedor.

Preciso separar um tempo para isso. Deixar de lado as distrações da modernidade, minha ansiedade e ter esse tempo comigo. Fazer isso é me amar. ❤

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor

Reciprocidade

Fidelidade